Finanças Corporativas

Soluções financeiras completas para as mais diversas modalidades de assessoria financeira customizadas para a sua empresa. Atuamos nos mais diversos setores da economia e negócios em diferentes estágios. Conheça as áreas de atuação dentro das Finanças Corporativas.

Todos os laudos da Investor são feitos em acordo com as leis, normas e pronunciamentos contábeis mais atuais relacionadas ao tema. Entre eles, destacam-se:

  • Lei nº 6.404/76 (Lei das S/A)

Artigos 226 e 227 – Incorporação: Operação de reorganização societária em que a sociedade incorporada passa todos os direitos e obrigações para a incorporadora e então é extinta.

Artigo 228 – Fusão: Unificação de duas ou mais sociedades. Pode-se criar uma nova sociedade ou uma sociedade pela incorporação de uma já preexistente (fusão por incorporação). Nas operações de fusão todas as entidades fusionadas se extinguem para formar uma sociedade com personalidade jurídica diferente daquelas.

Artigo 229 – Cisão: Operação na qual é transferido parte ou totalidade do patrimônio de uma empresa para uma ou mais sociedades. No caso da transferência de todo o patrimônio da empresa, ela é extinguida.

  • CPC 01- Teste de impairment

O CPC 01 também é conhecido por teste de recuperabilidade e tem como função assegurar que os ativos estejam contabilmente registrados pelo valor recuperável do ativo.

  • CPC 04 – Intangíveis

O CPC 04 trata a respeito do tratamento contábil para ativos intangíveis como por exemplo softwares, patentes, marcas e nomes comerciais, modelos e projetos e ISO 9000.

  • CPC 10 – Stock Option

O CPC 10 exige que as entidades reconheçam, em seus demonstrativos patrimoniais e financeiros, as transações com pagamentos baseados em ações.

  • CPC 15 – Combinação de Negócios e Lei nº12.973/14

O CPC 15 estabelece princípios e exigências quanto aos demonstrativos contábeis do adquirente numa operação de aquisição. A Lei nº 12.973/14 alterou a legislação quanto aos desdobramentos dos investimentos adquiridos e a base de cálculo do lucro real.

  • CPC 29 – Ativos Biológicos

O CPC 29 estabelece critérios e exigências a respeito do tratamento contábil para ativos biológico ou produtos agrícolas como animais, plantas e suas divulgações no balanço patrimonial da empresa.

  • CPC 38 – Leasing Financeiro

O CPC 38 define os princípios para reconhecer e mensurar ativos e passivos financeiros e contratos de compra e venda de itens não financeiros.

  • CPC 46 – Valor Justo

O CPC 46 trata a respeito do valor justo, pré requisito para mensurar diversos tipos de ativos. O pronunciamento visa estabelecer um método para a mensuração do valor justo e suas divulgações.

  • ICVM 578

O ICVM 578 (Instrução da Comissão de Valores Mobiliários) que regulamenta a constituição, o funcionamento e a administração de FIPs (Fundos de Investimento em Participações).

  • ICVM  579

O ICVM 579 (Instrução da Comissão de Valores Mobiliários) que regulamentam a elaboração e a divulgação das demonstrações contábeis dos FIPs (Fundos de Investimento em Participações).

Valuation – Avaliação de Empresas

O serviço de Valuation visa determinar o valor intrínseco de uma empresa ou projeto, por meio de metodologias regulamentadas pela CVM, como o Fluxo de Caixa Descontado, Avaliação por Múltiplos e Avaliação Patrimonial.

A etapa inicial do serviço é a de diagnóstico, quando são levantadas as principais características estratégicas, mercadológicas e operacionais da empresa avaliada. Em seguida, são realizadas as projeções dos demonstrativos financeiros da empresa, especificamente DRE, Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Fluxo de Caixa, por um período de cinco anos, com base em premissas de desempenho e projeções de mercado.

O resultado do Valuation é um Laudo de Avaliação indicando um intervalo de valor justo da empresa avaliada, detalhando todo o processo e metodologia que baseiam os resultados encontrados.

Valuation
Estudo de viabilidade

Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

O Estudo de Viabilidade econômico-financeira permite aos gestores analisar e comparar diferentes tipos de investimentos. O serviço envolve:

  • Análise de mercado e da operação do investimento em questão;
  • Projeção financeira do projeto de investimento em diferentes cenários;
  • Técnicas de análise de investimentos, como TIR (Taxa Interna de Retorno), VPL (Valor Presente Líquido), Payback e de sensibilidade dos resultados.

O resultado final deste estudo é um relatório contemplando não só uma análise completa da geração de valor dos empreendimentos para a empresa, mas também um mapa financeiro do negócio.

Captação de Recursos

Este serviço é voltado para empresas que desejam captar recursos de terceiros (dívida) para o financiamento de suas atividades, contando com a expertise de profissionais especialistas e experientes para conduzir o processo junto às instituições financeiras, através do estudo e análise das melhores linhas no mercado, estruturação da operação, negociação, até a captação dos recursos.

O objetivo é viabilizar investimentos por meio de linhas de crédito de fomento (como BNDES) ou outros, de forma a desenvolver ainda mais a operação da empresa e otimizar sua estrutura de capital. As etapas do serviço são:

  • Análise e estruturação da operação, levantando as melhores linhas de financiamento que atendam à demanda da empresa;
  • Condução de todo o processo junto às instituições selecionadas, até a liberação do capital.
web03-captacao
Operações financeiras

Operações Estruturadas

São operações customizadas de acordo com o interesse e objetivo do cliente, com a finalidade de maximizar ganhos, mitigar riscos e obter a estrutura jurídica mais adequada para o projeto.

Para tal, a Investor assessora no desenvolvimento de diversas modalidades, como:

  • Project Finance;
  • Estruturação de Fundos de Investimento, como FIIs, FIDCs, FIPs;
  • Emissão de Debêntures;
  • Emissão de Notas Promissórias.

Assessoria Financeira

A Assessoria Financeira compreende uma gama maior de produtos, customizados de acordo com a demanda de cada cliente:

  • Plano de Negócios (Business Plan);
  • Coaching Financeiro;
  • Planejamento e Gestão orçamentária;
  • Desenvolvimento de Ferramentas de Controle Financeiro e Gerencial;
  • Mapeamento de riscos inerentes ao negócio;
  • Estruturação e Implementação de Governança Corporativa;
  • Estruturação da Administração Financeira.
Assessoria financeira
Cadastre-se

Nome (obrigatório)

E-mail (obrigatório)

×
Receba uma proposta
×
×